CONSULTA DE ACONSELHAMENTO PARENTAL

"A aprendizagem que deixa marca eterna não é a que se faz de cabeça com cabeça, mas sim de coração com coração."

H.G. Hendricks

 

Ao trabalhar com crianças e adolescentes, trabalho sempre com os adultos que lhe são próximos, quer sejam os pais e/ou os cuidadores. 

Por isto, esta consulta procura ou tem como grande objetivo a promoção e melhoria da relação pais e filhos essencialmente porque a tarefa de educar é complexa, difícil e muito exigente. Assim esta consulta torna-se útil no esclarecimento das questões relacionadas com o campo afetivo, emocional, comportamental e do desenvolvimento da criança/jovem.

Na minha experiência, é frequente que por vezes os pais/cuidadores possuam dúvidas em relação a eventuais comportamentos dos seus filhos, e como tal nestas consultas através de conhecimentos especializados e com base à problemática apresentada, procuro auxiliar e apoiar os mesmos ao longo deste processo que é ser pais/cuidadores, através de estratégias para lidarem com determinadas situações.

A criança/jovem pode ou não estar a ser acompanhada em contexto psicoterapêutico e como tal as consultas de aconselhamento parental podem ser irregulares isto é, pontual, sempre que exista essa necessidade por parte dos pais/cuidadores, para este tipo de suporte em relação a determinada situação. Assim sendo pode variar entre uma ou várias de monotorização, com uma duração de aproximadamente 60 a 90 minutos.

 

 ÁREAS DE INTERVENÇÃO 

Parentalidade

Problemas ou dificuldades no estabelecimento de regras e limites

Problemas ou dificuldades de comunicação

Problemas ou dificuldades relacionais

Problemas específicos de uma determinada etapa do desenvolvimento da criança (estratégias para deixar a fralda, problemas de sono ou alimentação)

Problemas pontuais advindos de uma crise (divórcio/separação, morte…)

Eventuais comportamentos da criança/adolescente que os pais careçam de apoio.

Rua de Santa Marta nº 43 E/F, 5º B 1150-293 Lisboa

psiveracruz@gmail.com

Tel: +351 914 250 706

© 2019 Vera Cruz | Psicologa & Psicoterapeuta.