Psicologia & Psicoterapia
Ao trabalhar com crianças e adolescentes, trabalho sempre com os adultos que lhe são próximos, quer sejam os pais e/ou os cuidadores.
​
Por isto, esta consulta procura ou tem como grande objetivo a promoção e melhoria da relação pais e filhos essencialmente porque a tarefa de educar é complexa, difícil e muito exigente. Assim esta consulta torna-se útil no esclarecimento das questões relacionadas com o campo afetivo, emocional, comportamental e do desenvolvimento da criança/jovem.
​
Na minha experiência, é frequente que por vezes os pais/cuidadores possuam dúvidas em relação a eventuais comportamentos dos seus filhos, e como tal nestas consultas através de conhecimentos especializados e com base à problemática apresentada, procuro auxiliar e apoiar os mesmos ao longo deste processo que é ser pais/cuidadores, através de estratégias para lidarem com determinadas situações.
​
A criança/jovem pode ou não estar a ser acompanhada em contexto psicoterapêutico e como tal as consultas de aconselhamento parental podem ser irregulares isto é, pontual, sempre que exista essa necessidade por parte dos pais/cuidadores, para este tipo de suporte em relação a determinada situação. Assim sendo pode variar entre uma ou várias de monotorização, com uma duração de aproximadamente 60 a 90 minutos.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO
​
Parentalidade
​
Problemas ou dificuldades no estabelecimento de regras e limites
Problemas ou dificuldades de comunicação
Problemas ou dificuldades relacionais
Problemas específicos de uma determinada etapa do desenvolvimento da criança (estratégias para deixar a fralda, problemas de sono ou alimentação)
Problemas pontuais advindos de uma crise (divórcio/separação, morte…)
Eventuais comportamentos da criança/adolescente que os pais careçam de apoio.