PSICOLOGIA INFANTIL

“ Talvez haja mais compreensão e beleza na vida; quando os raios ofuscantes do sol forem suavizados pelos contornos da sombra. "

Virginia M. Axline. i

 

 

Trabalho com crianças há muitos anos e a maior aprendizagem que posso retirar deste processo mútuo, é que as crianças não se expressam a falar, não porque não saibam ou não consigam, mas porque a sua linguagem de eleição é o brincar. Sinais por vezes simples, podem significar sofrimento, por esta razão, uma intervenção com base na prevenção poderá minimizar o risco de problemáticas mais complexas, tanto no processo do desenvolvimento, como na vida adulta, uma vez que promove a construção de um adulto com melhores recursos emocionais e sentido de si próprio.

A infância é uma das etapas mais importantes da vida de um ser humano, senão a mais importante. Desde o mundo intrauterino, ao momento do nascimento e sucessivo desenvolvimento que a criança vai interiorizando estímulos e conhecimentos do mundo envolvente e externo para o seu mundo interno.

​Cada criança é única e por isso cada infância é marcada pelos seus desafios e preocupações, numa ou em mais áreas – cognitiva, emocional, comportamental, escolar e social. Neste sentido, é importante existir ou ter em atenção as dificuldades que podem ser sentidas pelas crianças sobretudo porque quase nunca as crianças se expressam através da comunicação pela fala, mas sim pelos sinais que apresentam que são o reflexo do seu sofrimento (xixi na cama, dificuldades na alimentação, irrequietude, humor…..)

​Por esta razão, em determinados momentos as crianças podem apresentar problemas ao nível do desenvolvimento ou outras dificuldades nas diversas esferas do ser humano e é importante que exista uma intervenção de modo a não comprometer o seu bem-estar afetivo, físico e social.

Através dos meus conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil, consigo perceber se a criança se encontra ou não dentro dos parâmetros esperados para a sua etapa desenvolvimental, para além de que procuro sempre recorrer a uma panóplia de técnicas, estratégias e recursos, de forma livre e criativa, entrando no que a criança me revela e no que eu lhe posso revelar. Nas minhas consultas, as crianças experienciam sobretudo conhecer-se, para cuidar-se, através de todo o seu potencial inerente. Eu sou a guia e eles vão-me guiando, neste caminho que privilegia a observação, a escuta ativa, o afeto, a confiança, a interação, a avaliação, mas sobretudo a relação. Brincamos muito (ver consulta de play therapy), mas também falamos de coisas muito sérias. É um brincar terapêutico onde aprendemos sobretudo e conseguimos crescer com estas aprendizagens. Promover a mudança e/ou a ajudá-la a ultrapassar eventuais dificuldades, intervindo neste sentido, ao mesmo tempo que auxilia os pais em todo este processo.

 

Ao longo do processo de terapia infantil o ritmo da criança deve ser respeitado, tanto por mim, como pelos pais, e por isso a abordagem terapêutica, quando não é forçada, irá ao encontro tanto com as vulnerabilidades como as competências e potencialidades da criança, através do brincar, auxiliando-a a descobrir o sentido de si própria, de forma ajustada, adaptativa, contida, transformativa e saudável.

​ Nas áreas de intervenção – retirar nas perturbações da aprendizagem e escolares a palavra Discalculia. 

 

 ÁREAS DE INTERVENÇÃO 

Perturbações

Emocionais

Medos e fobias

Depressão

Traumas

Autoestima

Ansiedade

Ciúmes

Mutismo

Luto

Perturbações

da Elimiação

Enurese

Encoprese

Outros

Perturbações da Aprendizagem e Escolares

Dislexia/ Disortografia

Dificuldades na Leitura e da Escrita

Deficit de atenção

Baixo rendimento

Necessidades Educativas Especiais

Bullying

Sobredotação

Perturbações do Desenvolvimento

Autismo

Síndrome de Asperger

Deficiência Mental

Paralisia Cerebral

Sindrome Fetal Alcóolico

Perturbações do Comportamento

Perturbação da Hiperatividade e Deficit de Atenção.

Comportamentos Disruptivos e de Oposição

Outras

Problemáticas

Separação e Divórcio 

Maus-tratos

Problemas Familiares

Situações de Luto

Crianças e Jovens em risco

Rua de Santa Marta nº 43 E/F, 5º B 1150-293 Lisboa

psiveracruz@gmail.com

Tel: +351 914 250 706

© 2019 Vera Cruz | Psicologa & Psicoterapeuta.