Psicologia & Psicoterapia
As crianças e adolescentes ao longo do seu percurso escolar por vezes apresentam dificuldades, ao nível das aprendizagens escolares. O importante é desafiar as eventuais dificuldades, numa lógica de prevenção.
Enquanto psicóloga é importante transmitir que as mesmas não devem ser encaradas como algo negativo, de alarme e definitivo, mas sim como um sinal de é necessário procurar ajuda especializada, de modo a que estas dificuldades não cresçam e se tornem, aí sim um problema.
​
Na minha prática clinica, após uma avaliação, análise e obtenção dos resultados numa visão compreensiva da criança e jovem como um ser singular, inicio um plano de intervenção com base nas competências, dificuldades e ritmo da criança/jovem. Ao compreender os seus mecanismos de aprendizagem serão exploradas estratégias educativas e de reeducação psicopedagógicas, adequadas ao caso e que promovam os seus recursos internos.
Este processo, assenta numa intervenção especializada, que ao ocorrer de forma gradual e recorrente permite a consolidação destas estratégias sobretudo porque procura potencializar tanto os seus recursos internos e externos ao nível da aprendizagem e das suas capacidades escolares (dimensão cognitiva e da aprendizagem), como a sua confiança, autoestima, autoconfiança e autoconceito (dimensão afetiva, relacional e social), o que poderá levar a resultados ao nível do percurso académico.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO
​
Situações de apoio Psicopedagógico
​
Necessidades Educativas Especiais.
Perturbação da Leitura e da Escrita – dislexia, disortografia
Dificuldades de Aprendizagem (atenção, percepção, sobredotação, memória…)
Dificuldades cognitivas (défices cognitivos)
Insucesso escolar e baixo rendimento escolar – estimulação cognitiva
Dificuldades na capacidade de estudo - métodos e técnicas
Competências pessoais e sociais
Ansiedade e fobias em momentos de avaliação.
Desmotivação escolar
Programas de técnicas e métodos de estudo.
Gestão do tempo.
Déficit de atenção – estimulação da atenção e reflexão.